5. Além dos sinais e dos sermões, o que mais o Evangelho de João traz?
Respostas
Resposta:
Aqui vai alguns trechos tirados introdução sobre o Evangelho de João do "Comentário bíblico popular" de William Macdonald:
João não fornece apenas os fatos da vida de Jesus, mas os longos discursos e sensatas reflexões de um apóstolo que andou com Cristo (provavelmente) desde os últimos anos de sua adolescência na Galiléia até uma idade avançada na província da Ásia. Seu evangelho contém o versículo mais conhecido do NT (Novo Testamento): João 3:16, que Martinho Lutero chama de "o evangelho em poucas palavras".
A cronologia do ministério terreno do Senhor é elaborada a partir desse evangelho. As referências às festas anuais em João indicam uma duração de aproximadamente três anos.
João também é preciso nas referências temporais.
O estilo e o vocabulário desse evangelho são singulares, a não ser pelas epístolas de João. As sentenças são curtas e simples. São hebraicas no raciocínio e gregas na linguagem. Muitas vezes as frases mais curtas contêm uma verdade de maior peso! O vocabulário é o mais limitado de todos os evangelhos, mas de mais profundo significado. Observe estas palavras importantes e a frequência em que aparecem: Pai (118 vezes), crer (97 na versão CF), mundo (79 na versão CF), amor (45), testemunho, testificar etc. (46), vida (44), luz (24).
Um aspecto característico de João é a ocorrênciado número sete e seus múltiplos. As idéias de perfeição e plenitude estão ligadas a esse número ao longo das Escrituras (cf. Gn 2: 1-3).
O propósito de João ao escrever, como vimos, foi que seus leitores pudessem crer "que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo [tivessem] vida em seu nome" (Jo 20:31).
Espero que tenha ajudado, Graça e Paz, e que Deus lhe abençoe, você é muito amada!