Desafio
Que tal bolar uma atividade envolvendo um livro e a adaptação desse mesmo livro para o cinema? Então, este é o seu desafio para essa Unidade de Aprendizagem. Esta atividade permite um exercício crítico de comparação entre um livro e sua adaptação para filme.
Escolha um livro que já tenha virado filme e crie uma atividade envolvendo a comparação entre o livro e o filme.
Respostas
Resposta:
Você poderá criar uma atividade semelhante à desenvolvida por Lena Lois (2010, p. 114). Confira a seguir:
O livro e o filme
Objetivo:
• Permitir um exercício crítico de comparação entre um livro e sua adaptação para filme.
Material:
• Livro: O menino maluquinho, de Ziraldo (Melhoramentos, 1980).
Filme:
O menino maluquinho (primeira versão).
Etapas da atividade:
1. Assistir ao filme.
2. Ler o livro para os estudantes (em mais de um momento).
3. Pedir que os estudantes façam uma lista: o que tem no livro e não tem no filme e vice-versa.
Sugestões:
• A lista pode ser feita em grupos.
• A reação natural da turma de início é dizer que o filme é "muito melhor". Cabe ao mediador lançar questões para dar o devido peso para cada aluno e ajudá-los a perceber que os detalhes do livro são mais fáceis de lembrar que os do filme.
• Perguntar se eles se lembram de algum filme a que tenham assistido. Fazer o mesmo com um livro. Normalmente, o grupo recorda melhor de livros do que de filmes. Por que será? Lançar essa pergunta para a turma.
Explicação:
Resposta:
IDADE: 4 e 6
TEMA: Chapeuzinho Vermelho
OBJETIVO: Fazer uma analise entre o livro e o filme.
MATERIAL: livro e o filme da Chapeuzinho Vermelho
DESENVOLVIMENTO: Assistir o filme com as crianças; Depois ler com eles o livro: E conversa com eles, perguntando, o que tem em comum entre o livro e o filme, de qual versão gostaram mais; comentar sobre palavras no livro quais podem estar ligada a comportamentos no filme .
AVALIAÇÃO: Por meio da participação.
Explicação:
Além de expandir o vocabulário, nessa faixa etária as obras têm de contribuir para a elaboração da escrita. Para que isso aconteça, vale apostar em livros com estrutura de repetição que ajudam a memorizar novas palavras. Contos de fada tanto nos livros quanto nas versões em filme também podem ajudar na formação da personalidade das crianças, eles contribuem no processo de interpretação da simbologia conforme as próprias vivências infantis.