Respostas
Resposta:
Com o passar dos anos, o Sairé ganhou novos rituais e elementos. Atualmente, cinco dias antes da festa acontece a tradicional busca dos mastros, que consiste na retirada de dois troncos de árvore na floresta. Após uma procissão fluvial, os mastros são deixados na praia do Cajueiro, em Alter do Chão, onde ficam até o dia da abertura oficial do evento.
No dia em que iniciam as festividades, os dois mastros são conduzidos em procissão até a Praça do Sairé. Neste cortejo religioso, um capitão comanda a caminhada como se todos estivessem a bordo de uma arca. Entre os outros importantes personagens desta festa estão juíza, juiz, procuradores, mordomos, grupo musical, alferes e saraipora.
Ao chegarem à Praça do Sairé, homens e mulheres, divididos em grupos, iniciam uma competição. Na ocasião, cada grupo ornamenta os troncos com frutas e folhagens e, em seguida, as duas peças de madeira são erguidas em frente a Barraca da festa.
Durante os dias de festa, todas as noites é realizada uma pequena procissão ao redor da Praça do Sairé. Os mastros permanecem na praça até o final da festa, quando acontece o ritual de retirada.