Volta e meia, o tema multiculturalismo toma as páginas dos jornais, sem que se saiba exatamente do que se trata. O igualitarismo de hoje não é o igualitarismo de ontem, que foi pensado como homogeneização e nivelamento das necessidades. Atualmente ele passa pela política de reconhecimento das diversidades culturais que sempre existiram, mas longe da atenção pública. Considerando esta forma de entender o igualitarismo de hoje no contexto do multiculturalismo, analise as afirmativas a seguir. I. A afirmação da diversidade cultural, anulada pelo discurso dos vencedores, é contra-hegemônica. II. O começo triunfal da história das Américas se deu quando o viajante colonizador europeu colocou os seus pés nas terras ultramarinas. III. É um desmonte crítico das verdades estabelecidas, uma multiplicidade arrasadora que retrata o mapa da geografia identitária de uma sociedade e de uma nação construída sobre representações congeladas de si mesma. IV. As novas identidades, não reconhecidas pelo processo de opressão e da desigualdade, quebram o espelho narcísico e impõem à cultura igual respeito ao diverso. Estão corretas as afirmativas; a) I, II, III e IV. b) I e II, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) Nenhuma das alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
A sequência correta está em: Nenhuma das alternativas estão corretas. O processo de entendimento sobre o que o multiculturalismo representa, vai além do questionamento das bases proposta pelas alternativas, ele se fortalece através da pluralidade, sendo reconhecida pelo processo de igualdade, não pela opressão a essa pluralidade.
Sobre a ideia de Multiculturalismo:
O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás