No brasil, a primeira república (1889-1930), também conhecida como república velha, caracterizou-se por:.
Respostas
A Primeira República começou com a queda da monarquia no Brasil em 15 de novembro de 1889. Esse período pode ser dividido em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica.
República da Espada: 1884-1894
Nesse período o país é governado pelos militares Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894). Esses primeiros anos são fundamentais para a consolidação da república e abandono das características e costumes da monarquia no Brasil. Nesse período é promulgada a constituição de 1891, sendo a constituição que ficou mais tempo em vigência no país, são características dela:
- O catolicismo deixa de ser a religião oficial do Brasil que passa a ser um Estado Laico (sem religião oficial)
- Estabelece o federalismo que fornece autonomia para os Estados Brasileiros.
- Voto somente para maiores de 21 anos, alfabetizados e o voto era aberto
- Divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
Outro aspecto muito importante desse período foi a grave crise econômica que o Brasil enfrentou devido a uma política econômica estabelecida por Ruy Barbosa chamada encilhamento, nela para estimular o crescimento da economia o governo facilitou o acesso ao crédito e emitiu uma grande quantidade de moeda, com isso houve uma grande desvalorização da moeda que por sua vez gerou uma enorme inflação.
República Oligárquica: 1894-1930
A partir de 1894 os militares deixam o poder, nesse momento é eleito o primeiro presidente civil (Prudente de Moraes) com isso as elites ocupam o poder político, essa classe é composta por grandes latifundiários.
Dentro dessa nova fase as elites de São Paulo e Minas Gerais se unem para controlar o poder, para isso fazem uma aliança, lançando um candidato único para presidente, os dois estados revezaram no comando do país, ora era indicado um representante da elite paulista, ora um representante da paulista, uma vez que juntos tinham um enorme poder econômico, além de serem os dois estados com o maior colégio eleitoral. Essa política ficou conhecida como política do café com leite.
Uma característica marcante desse período é a Manipulação do processo eleitoral que acontecia em várias escalas.
Política dos Governadores:
Para garantir a governabilidade os presidentes realizam trocas de favores com os governadores, se eles conseguissem votos para compor um congresso federal favorável ao presidente recebiam em troca verbas e benefícios do governo federal.
Para garantir que a Política dos Governadores tivesse sucesso e garantisse os votos necessários os governadores, recorriam aos coronéis que eram uma peça fundamental para essa engrenagem funcionar, geralmente esses coronéis eram grandes proprietários de terras e tinham uma grande influência em uma determinada região, desse modo podiam influenciar na decisão do voto da população, se aproveitando do voto aberto, eles conseguiam manipular e garantir o resultado da eleição, para isso eles agiam de duas formas:
Voto de Cabresto:
Imposição por meio da força e da ameaça para fazer a população votar no candidato da elite
Clientelismo
Consistia em oferecer um cargo ou alguma recompensa financeira em troca do voto.
Nesse período, devido a ausência de uma Justiça Eleitoral, existiam várias fraudes dentro do processo eleitoral.
Crise na Primeira República:
Vários aspectos contribuíram para a crise na primeira república os principais motivos foram:
- No início da década de 1920 jovens oficiais de baixa patente (tenentistas), estavam insatisfeitos com a política das oligarquias e promoveram uma série de rebeliões que geraram problemas para o governo.
- A quebra da bolsa de Nova Iorque enfraqueceu o poder econômico das elites brasileiras, visto que os Estados Unidos eram o principal comprador do café brasileiro, com a crise os americanos passaram a comprar menos café.
- Rompimento da política café com leite. Nas eleições de 1930, as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais entraram em um conflito político, após São Paulo romper com o acordo e não indicar um candidato mineiro à presidência na eleição de 1930, muitos políticos mineiros abandonam o acordo e passaram a apoiar Getúlio Vargas.
Mesmo sem o apoio mineiro o candidato Paulista, Júlio Prestes vence a eleição, porém é impedido de assumir o governo devido ao Golpe de 1930 que colocou Getúlio Vargas no poder acabando com as oligarquias e a primeira república.
Espero ter ajudado
Bons Estudos!