• Matéria: Filosofia
  • Autor: ferreiradasilv123
  • Perguntado 3 anos atrás

“O Estado é uma instituição que representa o interesse do bem comum.” Critique essa afirmação usando conceitos marxistas.​

Respostas

respondido por: Poissone
1

O ponto de partida da crítica de Marx ao estado, é que a população não é um todo homogêneo. A sociedade está dividida em classes sociais.

Para Marx, no Estado capitalista todos temos direito de sermos proprietários, mas alguns são proprietários de bem mais coisas do que outros, e o Estado favorece a burguesia (os poucos que são proprietários de mais) em detrimento da maioria.

Por este raciocínio o Estado capitalista defende os interesses da burguesia, e não o interesse do bem comum.

Como exemplo disso aqui no Brasil, podemos citar o PL (projeto de lei) 3819/2020, onde o Governo, por pressão das empresas de ônibus, decidiu dificultar a entrada de concorrência moderna (aplicativos) no setor de transporte rodoviário de passageiros. Como consequência temos mais desemprego e piora nos serviços (isso não é do interesse comum).

Ao redor do mundo sempre vemos companhias, setores ou até mesmo indivíduos influenciando o Estado (geralmente com dinheiro). E quando o Estado aceita tal influência, costuma agir contra o bem comum.

Perguntas similares