• Matéria: Psicologia
  • Autor: geovannepanico
  • Perguntado 3 anos atrás

“Na segunda metade do século XIX, a Psicologia separa-se da Filosofia e constitui-se como ciência autônoma em íntima relação com a estrutura social e as questões políticas das sociedades capitalistas industriais. Diante da produção de profunda desigualdade social, as ciências humanas recém nascidas tiveram a importante função de justificá-la cientificamente” (ASBAHR, LOPES, 2006, p.59)

O trecho acima descreve o contexto histórico onde a Psicologia surge como ciência. De acordo com o que estudamos em sala e com o texto de Asbahr e Lopes (2006), “A culpa é sua”, explique:

⦁ Por que hoje consideramos que a Psicologia hegemônica contribuiu na consolidação das teorias racistas e de carência cultural que culpabilizam indivíduos pelos seus fracassos (escolar/ profissional/ social)?
⦁ Por que as escolas (e as famílias) entendem as dificuldades de aprendizagem dos alunos apenas como problemas biológicos e familiares dos mesmos? Por que as autoras consideram esta visão limitada?

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

As teorias baseadas na hegemonia contribuem para o caráter etnocêntrico, ou seja, para as formas como a sobreposição de um grupo de indivíduos é maior e mais interessante que outra.

O caráter da abordagem baseada na hegemonia na prática educacional:

As escolas bem como as família nesse aspecto notam que as dificuldades de aprendizagem surgem de fatores biológicos quando na realidade o ambiente que esse aluno se relaciona e vive, (no caso do doméstico) interferem diretamente em sua forma de aprender.

Por fim,  aprendizagem nas bases da hegemonia são limitadas e contribuem para a diferenciação entre os indivíduos.

Perguntas similares