Respostas
Questão 1: Temos a seguinte curva:
A questão nos pede para determinar o valor de A do ponto Po(A,-3ln(5)), sendo este um ponto que a reta tangente da curva acima passa.
Primeiro vamos ter que encontrar a reta tangente a essa curva, utilizando o ponto P1(0, ln(5)). Para determinar a reta tangente devemos partir da derivada desta curva, pois fazendo isto encontraremos a inclinação (coeficiente angular da reta tangente), já que a derivada é dita minimamente como o coeficiente angular da reta tangente.
Observe que vamos ter que derivar implicitamente, isto é, considerar y uma função de x e utilizar a regra da cadeia sempre que derivarmos uma função que contenha "y".
Tendo encontrado a derivada, devemos agora substituir o valor do ponto P1(0, ln(5)) para termos o valor numérico do coeficiente angular.
Portanto este é o coeficiente angular da reta. Utilizando a equação fundamental da reta, obtemos que a mesma é:
Por fim, temos que substituir o ponto Po(A, -3ln(5)) na equação e descobrir o valor de A.
Portanto temos que A vale 20.
Questão 2: Temos a seguinte função:
Para encontrar o valor mínimo absoluto desta função, devemos buscar todos os pontos críticos desta função primeiramente, ou seja, derivar e igualar a função a 0.
Dado que o intervalo é dado só engloba números positivos, devemos considerar apenas o x positivo como um ponto crítico. Tendo feito isto, vamos substituir os valores do extremo do intervalo na função e o ponto critico encontrado.
Como x = 5/4 foi o menor valor obtido, temos então que o máximo absoluto ocorre no ponto:
Espero ter ajudado