Observe o trecho do código em C a seguir. Não esqueça que o operador % significa resto da divisão inteira. #include void main () { int n, i; i=20; n=2*(i%3); printf ("n=%d", n); }
O que será impresso na tela.
Respostas
#include // Essa linha está incompleta. O correto seria "#include <stdio.h>", uma biblioteca de C utilizada na função main para imprimir n.
void main() // Essa linha também está incorreta. "void main" não é a sintaxe correta de uma função main. O correto é "int main".
int n, i; // Nessa linha, definimos as variáveis inteiras n e i.
i = 20; // Agora, inicializamos a variável i com o valor de 20. Também podemos dizer que a i é atribuído 20 ou que i recebe 20.
n = 2 * ( i % 3 ); // Nessa linha, à variável n é atribuído o valor da multiplicação de 2 pelo resto da divisão de i por 3. Nesse caso, o valor da variável i é igual a 20 e o resto (%) da divisão de i por 3 é 2. A expressão é a seguinte: n = 2 * 2.
printf("n=%d", n); // A função printf() é uma função que imprimi algo na tela. Ela contém dois argumentos: o primeiro, que armazenará o formato da sentença e a própria sentença e o segundo, que armazenará, se houver, as variáveis utilizadas. %d é o formato para uma variável inteira. Sempre que houver no printf ou no scanf (uma função de leitura) o símbolo %, significa que a frente deste caractere terá uma letra que indica o tipo de variável desejo. Nesse caso, a letra d indica que a variável é inteira. Então, como sabemos que queremos uma variável inteira em nossa sentença, colocamos, no segundo argumento, qual variável "entrará" no local de %d.
Observação: não confundir o operador de módulo (%), que apresenta o resto de uma divisão com o % utilizado nas função printf e scanf.
A função acima imprimirá na tela "n = 4".
Resposta:
Será impresso na tela n=4
Explicação:
i=20
n=2*(i%3)
n=2*(20%3) - 20%3 o resultado será o resto da divisão, 3*6=18, 18-2-=2
n=2*2
n=4