Sobre a pronominalização, resolva os seguintes exercícios:
1- Preencha os espaços em branco (apenas um ao redor de cada verbo) com formas dos pronomes pessoais de complementos directo ou indirecto:
a) O Gregório deu uma umbigada na mulher do Inácio José. Por isso, ela pede que V. S.ª ____ mande ____ degredado pois teve o atrevimento de ___ dar ___ uma umbigada e já não é a primeira vez que ___ faz ___. O juiz ____ sugeriu ____ que ____ descontraísse ____ e disse ao Gregório que não ___ fizesse ___ mais, porque a reincidência poderia ___ levar ___ a um processo de que dificilmente ___ safaria ___. b) Catarina gostava do romantismo de José mas, depois de ele ___ falar ___ do caso da Marmota, a ansiedade ___ levara ___ a telefonar à Judiciária. Porém, à medida que ___ aproximava ___ da esplanada, sentiu que ___ arrependia ___ de ___ ter ___ feito. O tio veio ___ aconselhar ___, ___ sugeriu___ que ___ descontraísse ___ e não ___ preocupasse___ mais, porque podia contar com ele para ___ ajudar ___.
Respostas
Segue sugestão de preenchimento:
a) O Gregório deu uma umbigada na mulher do Inácio José. Por isso, ela pede que V. S.ª mande - o degredado pois teve o atrevimento de dar-lhe uma umbigada e já não é a primeira vez que o faz. O juiz sugeriu-lhe que se descontraísse e disse ao Gregório que não o fizesse mais, porque a reincidência poderia lhe levar a um processo de que dificilmente se safaria.
b) Catarina gostava do romantismo de José mas, depois de ele lhe falar do caso da Marmota, a ansiedade a levara a telefonar à Judiciária. Porém, à medida que se aproximava da esplanada, sentiu que se arrependia de tê-lo feito. O tio veio a aconselhar , sugeriu-lhe que se descontraísse e não se preocupasse mais, porque podia contar com ele para lhe ajudar (ou ajudá-la).
Bons estudos!