Respostas
A diferença entre a formação de gêmeos monozigóticos e dizigóticos é:
- Gêmeos Monozigóticos: um único óvulo se divide formando dois organismos;
- Gêmeos Dizigóticos: há a formação de dois organismos a partir de um processo de envolve duas fecundações (dois ovócitos II e dois espermatozóides).
Gêmeos
Os gêmeos são irmãos gerados em uma mesma gestação. Há duas possibilidades ao se gerar gêmeos: serem monozigóticos ou dizigóticos.
Gêmeos Monozigóticos
Gêmeos Monozigóticos (também chamados de "univitelinos" já que compartilham a mesma placenta) são aqueles que possuem o mesmo DNA.
O que acontece é que ocorre apenas uma fecundação (1 ovócito II se une a 1 espermatozóide). Entretanto, durante o desenvolvimento esse óvulo fecundado se divide em dois, gerando dois indivíduos geneticamente iguais.
Gêmeos Dizigóticos
Gêmeos Dizigóticos (também chamados de "bivitelinos" já que há a presença de duas placentas, uma para cada indivíduo) são aqueles formados a partir de fecundações diferentes.
Quando há a liberação de dois Ovócitos II e esses dois Ovócitos II são fecundados, há a formação de dois indivíduos distintos, resultando em gêmeos dizigóticos.
Sendo assim, cada ovócito II é fecundado por um espermatozóide distinto. Resultando em duas fecundações.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é correto afirmar que a diferença entre a formação de gêmeos monozigóticos e dizigóticos são:
- Gêmeos monozógóticos são formados a partir de uma única fecundação, sendo que o óvulo fecundado se divide formando dois embriões.
- Gêmeos dizigóticos são formados pela fecundação independentes de dois ovócitos II, formando dois embroões distintos.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/47898839
https://brainly.com.br/tarefa/46721241