Você é profissional da área da saúde e foi solicitado a receber um paciente e fazer uma pré-avaliação, anotando o máximo de dados para serem avaliados. Os exames abdominal, pulmonar e laboratorial serão feitos a seguir.
Você fará o exame neurológico: pacientes que apresentam queixas neurológicas necessitam uma avaliação abrangente, incluindo estado mental, nervos cranianos, tônus muscular e força, sensibilidade, reflexos e função cerebelar, assim como da marcha, para determinar o local da lesão ou problema no sistema nervoso. A localização da lesão é o primeiro passo para a obtenção de possíveis diagnósticos diferenciais e aplicação de um plano de tratamento.
Você avaliará a funcionalidade dos nervos cranianos através do seguintes testes, observações ou avaliações:
a) Ptose;
b) Desvio facial;
c) Voz (rouca ou normal);
d) Fala e articulação;
e) Posição do olho;
f) Pupilas;
g) Olfato;
h) Acuidade auditiva e testes de Weber e Rinne;
i) Sensibilidade da testa, maxila e mandíbula;
j) Levantamento dos ombros;
k) Protrusão da língua.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) O terceiro par de nervo craniano (III), o nervo oculomotor, foi avaliado através da observação da presença ou ausência de ptose.
b) O sétimo par de nervo craniano (VII), o nervo facial, foi avaliado através da presença ou da ausência de desvio facial.
c) O décimo par de nervo craniano (X), o nervo vago, foi avaliado através da presença ou ausência de rouquidão.
d) O décimo par de nervo craniano (V, nervo vago), o sétimo par de nervo craniano (VII, nervo facial), o décimo par de nervo craniano (X,nervo vago) e o décimo segundo par de nervo craniano (XII, nervo hipoglosso) foram avaliados através da fala e articulação normais ou alteradas.
e) O terceiro par de nervo craniano (III, nervo oculomotor), o quarto par de nervo craniano (IV, nervo troclear) e o sexto par de nervo craniano (VI, nervo abducente) foram avaliados através da posição alterada ou normal do olho.
f) O segundo par de nervo craniano (II, nervo óptico) e o terceiro par de nervo craniano (III, nervo oculomotor) foram avaliados de acordo com a normalidade do reflexo pupilar.
g) O primeiro par de nervo craniano (I, nervo olfatório) foi avaliado de acordo com a normalidade do olfato do paciente.
h) O oitavo par de nervo craniano (VIII, nervo vestibulococlear) foi avaliado através da acuidade auditiva e testes de Weber e Rinne.
i) O terceiro par de nervo craniano (V, nervo trigêmio) fio avaliado pela sensibilidade das regiões da testa, maxila e mandíbula.
j) O décimo primeiro par de nervo craniano (XI, nervo acessório) foi avaliado através do levantamento normal ou não dos ombros.
k) O sétimo par de de nervo craniano (VII, nervo facial) foi avaliado através da normalidade da protrusão da língua (VII).
Explicação:
Espero ter Ajudado