Mauro, Nestor, Orlando e suas esposas sentaram-se lado a lado na arquibancada do estádio para assistir a uma partida de futebol. Um deles é botafoguense, outro é corintiano e o outro vascaíno. Um deles é engenheiro, outro é veterinário e o outro está desempregado. Nenhum deles se sentou ao lado da própria esposa, e ninguém se sentou ao lado de uma pessoa do mesmo sexo. As esposas se chamam Roberta, Sílvia e Tatiana. O engenheiro se sentou em um dos dois lugares do meio e assim ficou mais perto de Roberta do que de Orlando ou do que do botafoguense. O vascaíno está sentado em uma das pontas, e a mulher do que está desempregado está sentado à sua direita. Mauro está sentado entre Tatiana, que está à sua esquerda, e Sílvia. As esposas de Orlando e Mauro, são, respectivamente: Roberta e Sílvia Tatiana e Sílvia Sílvia e Tatiana Roberta e Tatiana Tatiana e Roberta.
Respostas
As esposas são Tatiana e Roberta.
Para que a questão seja resolvida, iremos utilizar algo para ilustrar os assentos, nesse caso serão símbolos de adição
++++++
Podemos inferir que, como o engenheiro pode se sentar em um dos dois lugares centrais, e o vascaíno na ponta direita, ficará da seguinte maneira:
+++ENG+VAS
Após isso, o enunciado menciona que Mauro se encontra entre Tatiana e Sílvia, e Tatiana se encontra à esquerda e Sílvia à direita de Tatiana, ou seja, Roberta está ao lado do vascaíno, com isso, temos:
SILVIA-MAURO-TATIANA-ENG-ROBERTA-VAS
O enunciado menciona que o engenheiro está mais próximo de Roberto do que de Orlando, o engenheiro precisa ser Nestor, sendo assim, temos:
SILVIA-MAURO-TATIANA-NESTOR-ROBERTA-ORLANDO
Como nenhum homem ficou longe de sua esposa, segue a relação entre o marido e a mulher de cada um deles:
Mauro - Roberta
Orlando - Tatiana
Nestor - Silvia