(UNB-2000) Na tragédia Antigona, de Sófocles, o conflito se comum entre Antigona - que representa a família - e Creonte - que representa a cidade. Os irmãos de Antígona lutam em partidos contrários; um deles, acusado por Creonte de traição política, é vencido e morto em combate pelo outro irmão. Como traidor político, a lei da cidade não dá direito a sepultura funerária; portanto, não tem direito à outra vida, pois, sem o ritual fúnebre e o sepultamento, corpo é destruído pelos animais e não forma a sombra inteira, necessária à outra vida. Antígona, contra a lei da cidade, realiza ritual fúnebre, por piedade fraterna. Assim, a tragédia, além narrar a diferença entre o passado e o presente, também narra os conflitos entre as leis do costume (o passado familiar) e as leis escritas da cidade. O trecho abaixo foi extraído da peça Antígona, de Sófocles, encenada em 441 a.C. Guarda - Tu, então, que baixas o rosto para chão, confirma a autoria desse feito, ou negas? Antigona - Fui eu a autora; digo e nunca negaria. Creonte - ..) Agora, dize rápida e concisamente: sabias que um edito proibia aquilo? Antígona - Sabia. Como ignoraria? Era notório. Creonte E te atreveste a desobedecer às leis? Antígona - Mas Zeus não foi o arauto delas para mim, nem essas leis são as ditadas entre os homens pela Justiça, companheira de morada dos deuses infernais; e não me atraente que tuas determinações tivessem força para impor aos mortais até a obrigação de transgredir normas divinas, não escritas, inevitáveis; não é de hoje, não é de ontem, é desde os tempos mais remotos que elas vigem, sem que ninguém pode dizer quando surgiram. E não seria por temer homem algum, nem o mais arrogante, que punida pelos seus deuses por violá-las. Com auxilio das informações pedidas, julgue os itens a seguir:
( ) Os deuses nas obras de Sófocles, sempre apresentavam vitória triunfal sobre o destino dos terrestres;
( ) Sófocles deu alma aos seus personagens; ( ) Ocorre nas obras de Sófocles a inclusão do terceiro ator, chamado também de Deuteragonista;
( ) Para Sófocles o sofrimento acontece através das paixões e / ou acidentes.
verdadeiro ou falso gente
Respostas
respondido por:
1
Observando as obras de Sófocles, pode-se julgar as alternativas da seguinte forma:
a- (VERDADEIRO) As obras de Sófocles narram desfechos onde a vida de seres terrestres, são surpreendidas por fatos arquitetados pelos Deuses. Sendo assim, os homens eram meros mortais e os Deuses tinham o poder de vitória sobre qualquer batalha.
b- (VERDADEIRO) Ao mencionar que Sófocles deu alma aos personagens a alternativa quer dizer que os personagens esboçavam reações nas histórias, e isso era o diferencial das histórias escritas por Sófocles.
c- (VERDADEIRO) Sófocles foi o primeiro autor a trabalhar o Deuteragonista em suas obras.
d- (VERDADEIRO) A grande tragédia das obras se Sófocles estavam baseadas em paixões e acidentes.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás