• Matéria: Sociologia
  • Autor: lucasdesouzanascimen
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Ser quilombola, no contexto atual, é ter uma relação íntima com a terra em que habitaram seus antepassados. Assim sendo, devemos distinguir as especificidades da luta dos quilombolas ao longo do período escravista como distinta da dos remanescentes de quilombos no contexto atual. RODRIGUES, M. S. Quilombolas. In: STARLING, H. M. M; BRAGA, P. de C. (Org.). Sentimentos da terra. Belo Horizonte: PROEX, 2013. p. 191-192, adaptado). O movimento quilombola no Brasil está no hall dos movimentos surgidos na contemporaneidade. Os objetivos centrais deste movimento são: * 1 ponto Reconhecimento territorial e identitário. Sistemas de cotas nas universidades públicas e privadas. Criação de uma legislação específica, apartada da constituição federal. Fragmentar-se do movimento negro, pois as pautas defendidas são contrárias. Lutar pela revogação de políticas assistencialistas promovidas pelo poder público. ​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
2

Os objetivos centrais deste movimento são: Reconhecimento territorial e identitário.

Objetivos do Movimento Quilombola

O movimento quilombola surgiu há muitos anos no Brasil, os quais datam do Brasil Colonial, cuja proposta era justamente representar um local de proteção aos indivíduos negros que fugiram da opressão de seus senhores.

A partir daí, ganhou força, e passou a exigir reconhecimento territorial e identitário, como parte de sua cultura étnica e cultural, principalmente como uma forma de se reduzir a discriminação que ainda permeia este segmento.

Perguntas similares