produção e o consumo do espaço urbano estão relacionados com o movimento de capitais para a produção dos imóveis em atendimento às exigências e ao mercado consumidor, como também ao consumo, em que os capitais são imprescindíveis.
Sobre o consumo do espaço urbano, é correto afirmar que:
Respostas
Resposta:
O consumo do espaço urbano é ditado pelo poder de compra de cada grupo social, que, associado à especulação econômica e aos interesses de mercado, determinam as classes que podem consumir o espaço, originando a segmentação e a segregação do espaço.
Explicação:
A produção do espaço urbano foi uma iniciativa do capital privado, tendo o Estado atuado na construção de infraestrutura básica. A especulação imobiliária gerada pelo aumento da demanda em relação à oferta fez com que os espaços próximos às áreas centrais se tornassem mais caros, afastando as classes média e baixa para as periferias, impedindo que elas pudessem consumir os espaços produzidos pela especulação do capital. Saiba que esse consumo do espaço urbano ocorreu de forma desequilibrada, em função dos diferentes níveis de renda da população provocados pela baixa oferta de empregos pouco especializados no decorrer do desenvolvimento das cidades. Todo esse processo resultou em uma grande segmentação e segregação do espaço, originando um tecido urbano desorganizado e desconectado dos demais segmentos.