• Matéria: História
  • Autor: cebmjunior
  • Perguntado 3 anos atrás

A mão-de-obra escrava era, em Roma, fator fundamental para a prosperidade do Império. Com o estabelecimento da Pax romana, no entanto, a escravidão começou a ser restringida pela falta de prisioneiros. Uma conseqüência desse processo foi:

a carência de mão-de-obra escrava o que ocasionou uma crise de produção, gerando falta de produtos no mercado, crescimento dos preços e crise econômica.

o reaproveitamento dos antigos escravos rurais na sociedade urbana, visando a garantia de direitos a este a trabalhador e desenvolvendo a produção manufatureira.

a utilização da mão-de-obra escrava vindo de áreas conquistadas por Roma para o trabalho manufatureiro e comercial, o objetivo era poupar os servos e ainda assim equilibrar a economia do Império.

a extinção do exército devido ao fim das campanhas militares, o que possibilitou uma diminuição nos custos do Estado, compensando as despesas geradas com a falta de escravos.

a adoção do trabalho assalariado, o que gerou um incremento na produção e, consequentemente, garantiu a prosperidade do Império. ​

Respostas

respondido por: matheushielson78
0

Resposta:

Explicação:

a resposta correta é a letra A

Perguntas similares