As brincadeiras permitem a exploração do potencial criativo numa sequência de ações libertas e naturais em que a imaginação se apresenta como atração principal, o que significa dizer que, por meio do brinquedo, a criança reinventa o mundo e libera as suas fantasias. Ao brincar, como a criança desenvolve o afeto?
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
A criança é um ser em desenvolvimento e a partir do brincar vai construindo suas experiências de se relacionar com o mundo de maneira ativa. Por ser um comportamento característico na infância, o brincar possibilita que a criança consiga se comunicar e expressar seus desejos, vontades, fantasias, conflitos, sentimentos, ideias e angústias, fazendo um intercâmbio entre o real e o imaginário, tudo isso por meio do simbólico.
É possível considerar que o brincar favorece as relações vinculares, proporcionam um estado de prazer, constrói valores e regras, comunica o que pensa e sente, pode agir com liberdade, representar seu cotidiano, sentir‐se segura, confiante e capaz de criar vínculos que aumentará sua autoestima e ensinará a lidar com a frustração. A brincadeira, portanto traduz o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar‐se com outras crianças e com os adultos criando laços e vínculos afetivos.