• Matéria: História
  • Autor: joycesantos2412
  • Perguntado 3 anos atrás

5. PC-Campinas. O governo de Jânio Quadros foi objeto de controvérsia, entre outras razões, em face de ter: a desenvolvido uma política externa de aproximação com países da área socialista, apesar de eleito por correntes conservadoras. b) proposto ao Congresso Nacional uma lei de reforma agrária inspirada em Cuba, país que visitou. c) rompido o acordo militar Brasil-Estados Unidos sem aviso prévio ao Parlamento brasileiro. d) renunciado ao apoio parlamentar das correntes que o elegeram, aliando-se ao PTB de João Goulart e) estimulado uma política de reformas de base, com vistas à modernização do Brasil. C​

Respostas

respondido por: Santanagx
1

Resposta:

a)

Explicação:

O governo de Jânio Quadros perdeu sua base de apoio político e social a partir do momento em que adotou uma política econômica austera e uma política externa independente. Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por intensa inflação, déficit da balança comercial e crescimento da dívida externa. O governo adotou medidas drásticas, restringindo o crédito, congelando os salários e incentivando as exportações.

O Brasil começou a se aproximar dos países socialistas. O governo brasileiro restabeleceu relações diplomáticas com a União Soviética (URSS).

Perguntas similares