• Matéria: ENEM
  • Autor: victoriarayane4526
  • Perguntado 3 anos atrás

Numa experiência de processos eletroquímicos espontâneos adiciona-se um bastão de cobre metálico limpo (cor avermelhado) em uma solução de nitrato de prata (incolor). Dadas as semirreações: Ag (aq) e- → Ag(s) Eº = 0,80V Cu2 (aq) 2e- → Cu(s) Eº = 0,34V Após algum tempo, observa-se que: Grupo de opções de resposta A solução de nitrato de prata continua incolor devido a redução dos íons Ag na superfície da barra metálica de cobre. O bastão de cobre metálico diminui sua massa devido a redução do Cu(s) em Cu2 que vão para a solução de nitrato de prata. O bastão de cobre metálico adquire coloração azul devido a perda de elétrons do Cu(s) para a espécie Ag devido ao seu maior poder de redução. O bastão de cobre adquire coloração prateada em sua superfície devido a redução dos íons Ag , que irão se transformar em Ag(s). A solução de nitrato de prata adquire coloração azul devido ao poder oxidante do Cu(s) no bastão metálico.


adilajamileiozzi: oi :) vc conseguiu a resposta?

Respostas

respondido por: julianadamer
0

Resposta: A solução de nitrato de prata adquire coloração azul devido ao poder oxidante do Cu(s) no bastão metálico.

Explicação:mencionado o cobre metálico perdeu elétrons, ou seja, ele doou esses elétrons para o cátion prata, causando a sua redução. Portanto, o cobre é o agente redutor. Por outro lado, os cátions prata da solução de nitrato de prata foram os que receberam os elétrons do cobre, causando a oxidação dele. Por isso, o nitrato de prata (e não o cátion prata) é o agente oxidante.

Observação importante: Note que a substância redutora é a que contém o átomo que forneceu os elétrons e a substância oxidante é a que contém o átomo que recebeu os elétrons. Assim, lembre-se de que os agentes oxidante e redutor não são os átomos isolados, mas as substancias que os contêm.

Perguntas similares