Escrever - de preferência à mão - é uma das melhores formas de guardar uma informação no cérebro. Por isso, embora a leitura de textos teóricos seja importante, também é obrigatório elaborar um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras, afirma o professor Nestor Távora, da LFG Concursos. GASPARINI, Claudia. 6 técnicas de estudo poderosas para concursos públicos. Exame - Revista Eletrônica. Disponível em: exame/ciencia/6-tecnicas-de-estudo-poderosas-para-concursos-publicos/. Acesso em: 8 Mar. 2021. O uso de técnicas de estudo é importante para organizar o aprendizado dos conteúdos. Assinale a alternativa que contém uma técnica de estudo. Mapa mental. Memorização. Elaborar um artigo. Decorar o conteúdo aprendido. Repetição.
Respostas
Um exemplo de técnica de estudo é o mapa mental. Letra A.
O que é um mapa mental?
O mapa mental é um exemplo de técnica de estudo que foi desenvolvida por um consultor de nome Tony Buzan na década de 60.
Essa técnica envolve o processo de criação de resumos com a presença de símbolos, de cores, setas e tópicos para a melhor organização do conteúdo estudado e para tornar mais fácil as informações presentes.
O formato de um mapa mental é diagramado e deve apresentar lógica que permita a memorização do conteúdo estudado.
Bons estudos!
Resposta:
MAPA MENTAL
Explicação:
Técnicas de estudo são procedimentos facilitadores no âmbito acadêmico que visam melhorar os seguintes pontos: atenção, concentração e memória.
Dessa forma, a alternativa que indica uma técnica de estudo é Mapa mental. O mapa mental é uma ferramenta formada por temas que vão se conectando por linhas gerando diagramas. Isso é uma técnica mnemônica, ou seja, uma técnica que faz você lembrar o que fez, o que leu, de forma bastante rápida e eficiente, sendo assim uma excelente técnica de estudo que potencializa os três pontos de interesse: atenção, concentração e memória.
As outras alternativas não correspondem a técnicas de estudo. Memorização e decorar o conteúdo aprendido não são técnicas de estudo, são o objetivo das técnicas. Repetição e a escrita de um artigo também não são técnicas de estudo. A repetição não é capaz de melhorar os três objetivos das técnicas (atenção, concentração e memória). Já a escrita de um artigo envolve muito mais etapas do que o estudo do tema.