Respostas
Resposta:
Os lipídios são classificados e divididos de acordo com sua função, saturação, solubilidade e tamanho. Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides.
Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. São encontrados em forma líquida ou sólida. Os óleos são mais indicados para o consumo, porém os alimentos como carne e leites fazem bem para a saúde se consumidos com moderação.
Os cerídeos são lipídios simples e formados por ácidos graxos. Contam com as ceras (de ouvido, que protegem o aparelho auricular de doenças e microorganismos) e o favo das abelhas. Isso também classifica essa classe de lipídios como aliados contra a desidratação e a favor da impermeabilização e proteção.
Já os fosfolipídios, são formados por ácido fosfórico, fosfato, álcool e molécula. Constroem as paredes e membranas celulares e são compostos por uma região apolar que repele a água, e polar que tem afinidade com a água.
Os esteroides são tidos como especiais na categoria, pois são substâncias associadas aos lipídios. O colesterol é o lipídio predominante neste grupo e só faz mal em excesso, pois consumido e produzido na quantidade adequada promove importante papel nos hormônios sexuais masculinos e femininos, e na composição das membranas celulares.
Explicação: