Podemos definir o ENEM como sendo o Exame Nacional do Ensino Médio que:
a - tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Portanto, essa avaliação é realizada pelos estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada de todo o país. A partir de 2009, esse exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior em diversas universidades e faculdades brasileiras.
b - visa avaliar, em larga escala, as aprendizagens dos estudantes e os fatores que podem influenciar no desempenho deles, explicitando a qualidade na oferta e a permanência no sistema educacional. Esse exame é composto por algumas avaliações externas: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) são as principais.
c - busca avaliar os jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Assim, essa avaliação se destina à certificação de jovens e adultos oriundos da modalidade educacional Educação de Jovens e Adultos(EJA) e os torna aptos a ingressarem no ensino superior.
d - tem um contexto diferenciado em relação às outras avaliações, pois é a partir de um estudo comparativo entre países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a cada três anos, que os indicadores de leitura, de matemática e de ciências dos estudantes que têm idade de 15 anos são avaliados.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Portanto, essa avaliação é realizada pelos estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada de todo o país. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior em diversas universidades e faculdades brasileiras.
Resposta:
a) tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Portanto, essa avaliação é realizada pelos estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada de todo o país. A partir de 2009, esse exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior em diversas universidades e faculdades brasileiras.
Explicação: