NA PRATICA 1. Leia a transcrição de parte de uma notícia divulgada por um telejornal goiano. Michelle Bouson: TBC Noticias/18 edição está de volta, 12638, e agora nós Vamos falar de saúde e o assunto é preocupante. Foi confirmado hoje um caso de sarampo em Goiás. Quem traz mais informações pra gente é a repórter Danila Bernardes. É isso mesmo, Danila? Danila Bernardes: É isso mesmo, Michelle. Uma situação preocupante, viu? Olá pra você. Olá pra quem nos acompanha. Esse caso foi confirmado na cidade de Alto Paraíso aqui em Goiás. É uma mulher que já fez a todos os exames e realmente está sim com sarampo. Em todo o estado de Goiás foram 38 casos suspeitos. Desses 38, 23 foram descartados e 14 seguem em investigação. Desses 14,5 são aqui em Goiânia, sendo que um deles é um homem de 45 anos que chegou a ficar internado no HDT, no Hospital de Doenças Tropicais, e ele já recebeu os primeiros exames aí que realmente indicam que ele está sim com sarampo. Falta só receber o exame final confirmando a doença. Olha, para o Ministério da Saúde, um caso, a existência de um caso, como foi registrado esse em Alto Paraíso, já é considerado surto no Estado. [...] Disponível em: . Acesso em: 9 abr 2020. (Iranscrição). Fragmento). 1 a) A maneira como se iniciou a comunicação entre âncora e repórter nesse telejornal é bastante típica do gênero. Descreva-a. b) A repórter repetiu aquilo que a âncora já havia dito: "Uma situação preocupante, viu?". Proponha outra formulação em que ela simultaneamente introduza o assunto e expresse uma avaliação dele, por meio de um advérbio. c) Explique por que o advérbio agora", na fala de Michelle, contribui para marcar a entrada do tema que será abordado. d) Qual é a função dos advérbios "hoje" e "aqui" na apresentação do tema? e) No período "É uma mulher que já fez aſ todos os exames e realmente está sim com sarampo", qual é o papel dos advérbios em destaque? f) Nesse mesmo período, por que o termo 'ai' não se comporta como advérbio? g) Na fala da repórter, mantiveram-se indices de interlocução. Identifique-os e explique seu uso. mais se istória nd
Respostas
a- Após ler a transcrição da notícia do telejornal goiano, é possível ver que a comunicação é atípica, pois a âncora do jornal começa o noticiário com uma pequena introdução e já transfere a fala para a repórter local.
b- Uma segunda formulação da fala "Uma situação preocupante, viu?" utilizando um advérbio, poderia ser: "A situação vista aqui é alarmante, viu?."
c- Pois o advérbio "agora" é um advérbio de tempo, utilizado para indicar o momento em que uma ação ocorre.
d- Os advérbios "agora" e "aqui" utilizados na fala da repórter tem a função de indicar a localidade onde o fenômeno do sarampo está ocorrendo, mostrando que tal situação é algo local.
e- O advérbio visto na frase é a palavra "realmente", que tem a função de fornecer uma afirmação ao que é falado.
f- O termo "aí" flexiona o segundo termo da locução, o que o transforma em um adjetivo.
g- Os indícios de interlocução da reportagem são visualizados pela interação entre a ancora do jornal e a repórter local.