Comente sobre os seguintes métodos:
- Camisinha masculina e feminina;
- Anel vaginal;
- Pílula anticoncepcional;
- Tabelinha;
- Coito Interrompido;
- Diafragma;
- Espermicida;
- Injeção hormonal;
- Dispositivo Intra Uterino (DIU)
- Adesivo cutâneo;
- Implante hormonal;
- Contraceptivo emergencial (Pílula do dia seguinte);
- Contracepção cirúrgica.
Respostas
Resposta:
camisinha masculina e feminina: são métodos de barreira, impedem gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
anel vaginal: é um método hormonal, de liberação constante de hormônios. Impede gravidez indesejada.
pílula anticoncepcional: método hormonal que consiste no consumo diário de pílulas de estrógeno e progesterona, a fim de evitar gravidez indesejada.
tabelinha: não é um método de barreira e nem hormonal, serve para monitoramento do ciclo menstrual, o que ajuda a prevenir gravidez indesejada a depender do período do ciclo em que houve relação sexual.
coito interrompido: método muito pouco eficaz, que consiste na interrupção da relação antes da ejaculação.
diafragma: método de barreira posicionado na região do colo uterino, a fim de evitar gravidez indesejada.
espermicida: geralmente utilizado em conjunto com o diafragma, esse método consiste na utilização de um produto que mate os espermatozoides
injeção hormonal: são injeções mensais ou semanais de estrógeno e progesterona. Atua semelhante a pílula, evitando gravidez indesejada.
DIU: dispositivo que evita a gravidez indesejada a partir da liberação de hormônios ou íons de cobre dentro do útero. o DIU pode ser considerado um método de barreira, também.
adesivo cutâneo: adesivos de estrógeno e progesterona de lenta liberação que são colocados sobre a pele. funciona como a pílula.
implante hormonal: método hormonal de lenta liberação de progesterona por meio subcutâneo.
pílula do dia seguinte: método de emergência que consiste na ingestão de altas doses de estrógeno e progesterona, a fim de evitar a fixação do embriao nas paredes uterinas, evitando a gravidez indesejada. NÃo deve ser utilizado com frequencia.
contracepção cirúrgica: pode ser a vasectomia (em homens) que pode ser reversível ou a laqueadura (em mulheres) que é irreversível.
Explicação: