• Matéria: Português
  • Autor: tatialmeida976
  • Perguntado 3 anos atrás

3º. "...) Elargado na porta de uma peixaria. Enxame de moscas lhe cobrem o rosto, sem que façam um gesto para espanto-las.(...). O trecho exemplifica o quanto, ao longo do conto, o personagem foi passando por um processo de desumanização. Para você, podemos dizer que as pessoas foram violentas com Dario? Justifique.​


Anônimo: aoba
Liziamarcia: TEXTO : “Uma vela para Dario” de Dalton Trevisan
Anônimo: sra

Respostas

respondido por: Liziamarcia
4

Esta pergunta é relacionada ao conto


 “Uma vela para Dario” de Dalton Trevisan.


"…(...) E largado na porta de uma peixaria. Enxame de moscas lhe cobrem o rosto, sem que façam um gesto para espanto-las.(...)…


O trecho exemplifica o quanto, ao longo do conto, o personagem foi passando por um processo de desumanização. Para você, podemos dizer que as pessoas foram violentas com Dario?

Justifique. 

As únicas pessoas que foram humanas com Dário , foram  “um senhor piedoso” e “um menino de cor e descalço”, eles expressaram  piedade ou compaixão pelo morto .

 Os demais presentes representam que as pessoas perderam o sentimento de humanidade , e  todos foram tomados pela indiferença e pelo individualismo.


O conto faz uma denúncia e uma crítica aos comportamentos dos homens e às relações da sociedade , porque, as pessoas no início  apresentam uma solidariedade formal e artificial, enquanto fingem ajudar Dário que está morrendo , as pessoas apenas roubam as coisas de Dario .


Roubaram sorrateiramente o prendedor de pérola  , aliança , dinheiro , documentos,  sapatos, paletó, gravata .


 A única coisa que Dario recebe de solidariedade é uma vela acesa, trazida pelo “menino de cor e descalço”. 


Quer saber mais : 


https://brainly.com.br/tarefa/41490153


https://brainly.com.br/tarefa/17861278


Moderadora Mestre Lizimarcia ❤️

Anexos:

Liziamarcia: Obrigada pela MR
Perguntas similares