A "filosofia cínica", que foi fundada por "Antistenes" cerca do ano 400 a. C. em Atenas, parte desta atitude de Sócrates. Antistenes tinha sido discípulo de Sócrates. Os "cínicos" defendiam que a verdadeira felicidade não dependia de coisas exteriores, como o luxo material, o poder político e uma boa saúde. A verdadeira felicidade significava não se tornar dependente dessas coisas casuais e efêmeras. Precisamente por não repousar sobre essas coisas, a felicidade podia ser alcançada por todos. E uma vez alcançada não se podia voltar a perder Qual foi o cínico mais famoso? (A) Sócrates. (B) Alatão. (C) Aristóteles. (D) Antístenes (E) Diógenes.
Respostas
respondido por:
0
O cínico mais famoso foi:
(E) Diógenes.
Diógenes de Sínope (413 -323 a.C.), foi discípulo de Antístenes, o fundador da "filosofia cínica", tornando-se o maior expoente do cinismo.
Diógenes propôs um meio de vida simples, onde todos sempre têm à disposição o que é necessário para ser feliz, sem exigir demais da natureza, desprezando a riqueza e as convenções sociais. Vivendo em um barril junto aos cães, Diógenes demonstrou o modo de viver de um cínico:
. sem metas impostas pela sociedade e sem a necessidade de confortos e comodidades do progresso.
. com liberdade de palavras e ações, isto é, dizer e fazer livremente o que tiver vontade.
. é na vida prática que as virtudes são adquiridas.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás