Por que quando o átomo “captura” elétrons ele perde energia? Ele não deveria ganhar, já que uma carga negativa está entrando nele?
Respostas
Por que os átomos ganham elétrons, mas perdem energia?
Os átomos com propriedades em atrair ou "capturar" elétrons perdem energia, pois são os que possuem maior afinidade eletrônica, ou seja, atamos que gastam grande energia (em Joules) para absorver um elétron.
É sabido que os átomos buscam a estabilidade eletrônica, fazendo valer a regra do Octeto. E, quanto mais estável ele deseja estar, mais energia será gasta para acontecer a ligação. Essas ligações químicas tornam o átomo mais estável do que no seu estado fundamental, justamente, por ele perder energia no momento da ligação.
A afinidade eletrônica ou eletroafinidade é inversamente proporcional ao raio atômico, ou seja, quanto menor o átomo maior sua eletroafinidade. Isso ocorre porque a força de atração do núcleo é maior quanto mais próximos os elétrons estiverem do dele.
Exemplo:
o átomo de cloro (Cl) possui 7 elétrons em sua camada de valência, faltando apenas um elétron para atingir sua estabilidade. Ao realizar uma ligação e receber este elétron, custará ao átomo de cloro liberar -349 kJ/mol de energia. Esse valor revela uma grande afinidade eletrônica, sendo a maior da tabela periódica.
Veja mais sobre eletroafinidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18381574