Como professor que deseja seguir aprendendo continuamente, o esforço fica concentrado na busca de conteúdos que são ofertados na rede para que o interessado possa fazer o alinhamento entre o que ele tem vontade de aprender e o que está a sua disposição no espaço virtual.
Imagine que um aluno seu indaga sobre como realizar a busca de um curso de qualidade disponibilizado na Web que trate de temas introdutórios sobre a Filosofia. Pensando no sentido de utilizar toda a autonomia de seu aluno, algumas dicas poderão ser úteis para ele mapear seu trajeto de aprendizagem em cursos do tipo MOOC.
Ajude-o a construir um caminho com informações que contribuam para seu aperfeiçoamento e que seu conhecimento se amplie de modo mais autônomo.
Respostas
Resposta:
Importante frisar ao aluno interessado que teste a plataforma antes de começar o MOOC, questionar se escolheu o curso certo, instrui-lo que faça as atividades e responda os quizzes, levar em consideração os pré-requisitos (Se um curso diz que você precisa saber determinadas noções básicas sobre um assunto, leve a sério tal observação), defina um calendário de estudos e não deixe de cumpri-lo, antes de começar o MOOC, use uma semana para conhecer mais sobre ele, escolha um curso que você realmente tem uma boa razão para fazê-lo e planeje o tempo que está disposto a reservar para o MOOC.
É necessário observar que geralmente as plataformas MOOC oferecem opções de filtragens que possibilitam a realização de uma seleção fina, ou seja, propiciam um detalhamento mais criterioso sobre o curso escolhido, incluindo até mesmo aspectos financeiros.
Lembrar que os cursos têm determinadas informações que levam o usuário a um processo de escolha de modo consciente evita ações por simples impulso, uma vez que detalha características como: a identificação do curso, a universidade que oferece e chancela o conteúdo ministrado e até uma área de links que abordam mais informações que são relevantes ao usuário no sentido de entender um pouco a dinâmica do curso e suas variáveis.
Um ponto importante recai sobre a disponibilização de informações de como o curso será oferecido, pois na grande maioria dos sites de MOOC são elencados importantes critérios que devem ser observados pelo interessado, tais como: a modalidade de aplicação, a flexibilização dos prazos, a previsão de horas de dedicação e os idiomas disponíveis.
Por fim, é possível encontrar uma área de avaliações do curso pelos participantes. Tais informações servem de parâmetro para que os interessados possam ter padrões de referências para confirmarem a escolha. Os destaques podem ser elencados como um quadro de avaliações com pareceres de quem já realizou o curso e uma área para depoimentos espontâneos sobre o curso.
Além dessa análise mais técnica das funcionalidades, na hora de escolher um curso, é fundamental prestar bastante atenção ao conteúdo programático, a dinâmica de aulas e os objetivos. Para tanto, vale a pena conferir o catálogo de MOOCs oferecidos nos sites desses portais e verificar quais deles têm mais a ver com a área de conhecimento que você busca. Analisar a página inicial com informações básicas dos cursos e os vídeos tutoriais de apresentação pode fazer a diferença.
Explicação: