Um estudante pretende construir dois eletroímãs e para isto dispõe de dois fios, um fio de cobre de 0,8 m e um fio de alumínio de 0,6 metros, ambos com o mesmo diâmetro. ele pretende enrolar os fios em torno de núcleos compostos de pregos de ferro. Se os solenoides que ele construir tiverem o mesmo número de espiras e forem percorridos por uma mesma intensidade de corrente i é correto afirmar que:
a) O campo elétrico gerado pelo solenoide de alumínio será mais intenso que o de cobre, devido ao comprimento do fio de alumino ser menor que o de cobre.
b) O campo elétrico gerado pelo solenoide de alumínio será mais intenso que o de cobre, devido a resistividade do fio de alumino ser menor que a do fio de cobre. c) O campo elétrico gerado pelo solenoide de alumínio será mais fraco que o de cobre, devido a resistividade do fio de alumino ser menor que a do fio de cobre.
d) O campo elétrico gerado pelo solenoide de alumínio será mais fraco que o de cobre, devido ao comprimento do fio de alumino ser menor que o de cobre.
e) O campo elétrico gerado pelo solenoide de alumínio será mais intenso que o de cobre, porque, na pratica, o número de espiras é diferente.
Respostas
Resposta:
a)
Explicação:
Temos 2 solenoides, um de alumínio de 0,6 m e um de cobre de 0,8 m.
A fórmula para calcular o campo magnético num solenoide é:
Perceba que ele disse que a quantidade de espiras (N) é a mesma e a corrente que passa por eles (i) também. Só o que muda é o comprimento (L).
Pela fórmula, vemos que quem tiver maior L, terá menor B, afinal L está no denominador, quanto maior o L, menor o resultado da divisão.
Como 0,6 < 0,8.
Alumínio: Maior Campo Magnético (B).
Cobre: Menor Campo Magnético (B).
Então a resposta é letra a)
Erro das outras:
b) A resistividade do Alumínio é maior, e mesmo que não fosse, não é a causa correta para a diferença na intensidade do campo.
c) Inverteu o resultado.
d) Inverteu o resultado.
e) Contradiz o enunciado, pois o número de espiras é o mesmo.