Respostas
Resposta:
A musica de sugere uma reflexão sobre a figura do Nordestino e do negro, associado ao preconceito de cor e de origem, que surge como demonstrações que servem para manter as relações desiguais, nesse contexto o preconceito é considerado parte importante para entender a vida cotidiana dos sujeitos, fazendo com que a reprodução de valores socialmente impostos justifiquem, e sustentem o preconceito diminuindo as possibilidades de concepção do sujeito.
OU RESUMINDO : Na letra da música, observamos os discursos que nos fala da presença existente de uma sociedade reprimida, com uma voz que não quer calar, mas combater o racismo.
Resposta:
Desigualdade
Explicação:
Tive curiosidade e fui ler a letra da música (não conhecia) e a conclusão que chego é o seguinte: Transmite verdade, revolta, a sinceridade de um cantor que vê o mundo como ele realmente é, boa parte da história dos negros é de sofrimento, escravidão, preconceito, racismo e humilhação. Isso tudo por causa da cor, do tom de pele que não faz ninguém pior ou melhor do que ninguém, afinal somos todos iguais perante ao criador que nos fez. A música transmite o que muitos fingem não existir, que é a desigualdade entre pessoas "brancas" e negras, querendo ou não há sim uma vantagem por ser branco, pois é o "padrão" que muitas empresas exigem para ter um emprego, por exemplo. Veja só quantos professores, músicos, famosos, ou qualquer outra profissão onde tem muitas pessoas negras... infelizmente não tem, porque boa parte dessas pessoas não ganham visibilidade simplesmente por causa da cor. Posso estar enganado? mas é o que a música relata e pelo que li acredito nela, pois é uma grande verdade.