O conceito de inteligência emocional foi desenvolvido inicialmente por Daniel Goleman, em seu livro Inteligência emocional (Rio de Janeiro: Objetiva, 2011). É um tipo de inteligência que envolve as emoções voltadas em prol de si mesmo. Para que um indivíduo tenha bom desempenho, ele necessita de inteligência intelectual, flexibilidade mental, objetivos traçados, equilíbrio emocional e determinação, adquirindo a capacidade de se autoconhecer, lidar com os sentimentos, controlando-os, administrando as emoções, levando-as a serem influenciadas pelos objetivos, relacionando-se e observando o emocional de outras pessoas. No campo de estudos sobre a inteligência emocional, as emoções básicas (raiva, tristeza, medo, alegria, surpresa, repugnância etc) muitas vezes influenciam as pessoas em suas decisões, e isso significa que estas se mantêm positivamente ativas, já que colaboram com o amplo e global crescimento do indivíduo. As emoções podem ser desenvolvidas positivamente, já que têm tanta influência sobre as pessoas que, por meio das observações e avaliações do próprio comportamento e sentimento, podem ocultar sentimentos como raiva, desânimo e frustração, substituindo-os por bom-humor, entusiasmo, positivismo. Com base no texto, julgue as afirmações a seguir a respeito das emoções básicas da inteligência emocional. I. Na ira, o sangue vai para as mãos, estimulando a pessoa a bater e atirar. Os batimentos cardíacos aceleram, os hormônios (como a adrenalina) aumentam, gerando ação vigorosa. II. Na ocorrência do medo, os centros emocionais disparam hormônios, o sangue vai para os músculos do esqueleto, impulsionando-o a correr e fugir. Muitas vezes, o corpo imobiliza-se. III. A felicidade inibe os sentimentos negativos, silencia os pensamentos de preocupação. Nesse estado emocional, não se observa qualquer mudança particular na fisiologia, e a pessoa experimenta a tranquilidade, o repouso e o entusiasmo, mostrando disposição para tarefas imediatas, para marchar rumo às metas. IV. O amor se exprime através
Respostas
Está correto o que se afirma nas afirmações I, II, III e IV.
Vamos analisar as afirmações:
I. "Na ira, o sangue vai para as mãos, estimulando a pessoa a bater e atirar. Os batimentos cardíacos aceleram, os hormônios (como a adrenalina) aumentam, gerando ação vigorosa". (CORRETO)
II. "Na ocorrência do medo, os centros emocionais disparam hormônios, o sangue vai para os músculos do esqueleto, impulsionando-o a correr e fugir. Muitas vezes, o corpo imobiliza-se". (CORRETO)
III. "A felicidade inibe os sentimentos negativos, silencia os pensamentos de preocupação. Nesse estado emocional, não se observa qualquer mudança particular na fisiologia, e a pessoa experimenta a tranquilidade, o repouso e o entusiasmo, mostrando disposição para tarefas imediatas, para marchar rumo às metas". (CORRETO)
IV. "O amor se exprime através de sentimentos afetuosos, de relaxamento, calma e satisfação, facilitando especialmente a cooperação". (CORRETO)
Mas em que consiste a inteligência emocional?
Consiste na capacidade que uma pessoa possui de reconhecer, identificar seus sentimentos, bem como de outras pessoas, sabendo gerenciá-los adequadamente e proporcionando bem-estar.
Aprenda mais sobre o desenvolvimento da inteligência emocional:https://brainly.com.br/tarefa/10497494
Bons estudos!