• Matéria: História
  • Autor: daniantonucci
  • Perguntado 9 anos atrás

"Diante de Eva, Maria aparece como a redentora. É a beleza sagrada diante da beleza profana. E a beleza feminina é feita do encontro dessas duas belezas. Mas se o corpo de Maria não é objeto de admiração, seu rosto o é. E é o duplo rosto da mulher Eva e da mulher Maria que produz essa promoção do rosto feminino, que se impõe principalmente a partir do fim da Idade Média, no século XIII, com o gótico." (LE GOFF, J.; TRUONG, N. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 142-143.).
Utilizando-se das balizas teóricas de Le Goff e Truong, o professor expõe corretamente a seus alunos:
( )Que, sob perspectiva histórica, não é possível estabelecer comparações entre os pressupostos do universo medieval e dos padrões estabelecidos para o corpo nos dias atuais.
( ) Que a percepção do corpo na vida cotidiana e nos momentos excepcionais sofreu modificações em todas as sociedades históricas.
( )Que a concepção do corpo, seu lugar na sociedade, sua presença no imaginário e na realidade, permanece inalterado.
( )Que, por se tratar de um período obscuro, como já indicaram os filósofos iluministas, praticamente não houve legado da Idade Média às sociedades contemporâneas em relação ao entendimento do corpo.
( )Que a maneira do mundo medieval de entender o corpo era fruto do contexto religioso estável imposto pela Igreja.
qual é a resposta certa

Respostas

respondido por: tephi88
5
( ) Que a percepção do corpo na vida cotidiana e nos momentos excepcionais sofreu modificações em todas as sociedades históricas.


O estudo da história do corpo segue justamente essa linha: a compreensão das diversas formas de se ver e entender o corpo na história da humanidade. O texto exemplo deixa isso claro, ao comentar sobre a promoção do rosto feminino que só vai acontecer no final da Idade Média.
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