A ontologia do ser social na perspectiva marxista (base teórica do CE de 1993) concebe a ética como produto da práxis, ou seja, a ética é determinada pela escolha livre e consciente dos indivíduos. Em um modelo capitalista de exploração e alienação, como a ética pode se dar?
a ) Na sociedade capitalista a ética pode se materializar de forma plena, a partir da ideia de que por meio do trabalho o homem faz suas escolhas, de forma consciente, livre e teleológica, projetando suas escolhas e construindo sua vida a partir delas.
b ) Na sociedade capitalista o desenvolvimento humano de uns se dá a partir da pobreza material e espiritual de outros, configurando uma lógica contraditória, mantida por meio da alienação e da ideologia burguesa, lugar em que a ética pode se dar de forma ideal.
c ) A objetivação da ética só é possível em contextos históricos determinados, podendo se dar de forma consciente, livre, universal e emancipatória na sociedade capitalista, já que é por meio do trabalho que os indivíduos fazem escolhas.
d ) Em uma sociedade capitalista, a objetivação da ética não pode se dar de forma ideal, mas acontece de forma parcial, podendo ser reconhecida nas várias formas de lutas históricas de resistência ao capitalismo e na busca da emancipação dos sujeitos.
e ) A ética se dá por meio das relações humanas, e pode ser materializada por meio das escolhas e ações livres e conscientes dos homens, por isso a ética pode acontecer de forma integral em qualquer contexto histórico, mesmo em uma sociedade capitalista.
RESOSTA: D
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a alternativa certa é a D
Explicação:
até porque não sociedade em que vivemos sendo ela capitalista não tem como a ética ser totalmente integral pois acontece muitas coisas em "baixo dos panos" que não condiz com a ética
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás