Na aplicação dos aspectos contraditórios que o modelo de Rutherford apresentava, Bohr tomou como base a?
Respostas
Na aplicação dos aspectos contraditórios que o modelo de Rutherford apresentava, Bohr tomou como base a:
A) estrutura do núcleo do átomo
B) teoria do eletromagnetismo
X) quantização de energia
D) teoria da relatividade
E) posição do elétrons
O modelo atômico de Rutherford propõe que um átomo é composto por um pequeno núcleo, com prótons (partículas positivas) e nêutrons (partículas sem carga), envolto por uma eletrosfera, onde os elétrons (partículas negativas) orbitam. Esse modelo consegue explicar como os elétrons se mantém na eletrosfera sem serem atraídos pelo núcleo apenas considerando a presença dos nêutrons, que anulariam essa atração.
Mas Bohr aplicou as ideias de quantização de Planck e Einstein, uma vez que, segundo a Física Clássica, uma partícula deve perder energia para realizar um movimento, no caso dos elétrons na eletrosfera. Isso faria que os mesmos se inclinassem em direção ao núcleo, cheio de partículas positivas que os atraem, colapsando o átomo.
Nesse modelo, Bohr destacou 3 princípios fundamentais:
1 - Os elétrons se movem em orbitais circulares e que cada um desses orbitais apresentam um nível de energia bem definido, onde cada elétron que seja mais próximo do núcleo tem menor energia e os mais distantes tem um maior nível de energia.
2 - Cada um desses níveis são quantizados, pois só é permitida uma certa quantidade de energia para cada elétron.
3 - Para que o elétrons passe de um nível menor de energia para um nível maior ele deve absorver uma certa quantidade de energia o suficiente para que ele possa realizar o chamado salto quântico e assim atingir o seu estado excitado, quando ele for se aproximando novamente do núcleo ele irá perder sua energia na forma de onda eletromagnética.