3-Anualmente, 1,7 milhão de crianças com menos de 5 anos morrem no mundo devido a problemas ligados a poluição ambiental, afirmam dois estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), recentemente divulgados. O primeiro relatório, “Herdando um mundo sustentável: Atlas sobre a saúde das crianças e o meio ambiente”, revela que boa parte das doenças mais comuns que matam crianças nessa faixa de idade - infecções respiratórias, malária e diarreia - pode ser prevenida com ações para reduzir os riscos ambientais, como acesso à água potável e ao saneamento básico. O estudo da OMS indica que o Brasil registra a taxa de 16,4 mortes de crianças com menos de cinco anos para cada mil nascimentos, acima do índice de países como Austrália (3,8 mortes), Argentina (12,5) ou China (10,7). Com relação às causas de mortalidade infantil e aos problemas ambientais que oferecem riscos à vida das crianças, podemos afirmar que, EXCETO: *
A exposição ao ar poluído aumenta os riscos de doenças cardíacas, de acidente vascular cerebral e de câncer, e as exposições nocivas causadas pela poluição ambiental podem começar no útero da mãe e aumentar os riscos de nascimentos prematuros.
Crianças expostas à poluição do ar e ao tabagismo passivo têm aumento do risco de pneumonias na infância e de doenças crônicas, como a asma. Equipamentos eletrônicos que não são corretamente reciclados as expõem a toxinas que causam danos pulmonares e diminuição da inteligência.
O fato de o Brasil reciclar cem por cento do lixo produzido faz com que seja mantido o baixo índice de mortalidade infantil, pois um ambiente poluído é mortal para crianças com pouca idade. Mas elas não são as mais vulneráveis em razão do desenvolvimento de seus órgãos, sistema imunológico e das vias respiratórias.
As crianças estão expostas a elementos químicos perigosos, como mercúrio, fluoreto e pesticidas, por meio da comida, água, ar e produtos manufaturados. O uso de combustíveis sólidos para cozinhar, como carvão ou até mesmo estrume, utilizado em áreas pobres, polui o ar da casa e provoca doenças respiratórias.
Respostas
A alternativa incorreta é a letra c) fato de o Brasil reciclar cem por cento do lixo produzido faz com que seja mantido o baixo índice de mortalidade infantil, pois um ambiente poluído é mortal para crianças com pouca idade. Mas elas não são as mais vulneráveis em razão do desenvolvimento de seus órgãos, sistema imunológico e das vias respiratórias.
Diferente do que demonstra na alternativa, o índice de mortalidade infantil no Brasil não é baixo.
Mortalidade infantil:
As causas principais de altos índices de mortalidade desta natureza em diversos países estão relacionados a:
- falta de saneamento básico adequado,
- acesso inadequado a serviços de saúde de qualidade,
- desnutrição,
- falta de assistência hospitalar e um pré-natal para acompanhamento da gestação.
Para maiores informações sobre mortalidade infantil, acesse o link:
https://brainly.com.br/tarefa/30780462
Bons estudos!