• Matéria: História
  • Autor: raisaramos100
  • Perguntado 3 anos atrás

As mulheres estiveram na vanguarda da nossa Revolução. Não é de admirar: elas sofriam mais. (...) Os homens tomaram a Bastilha, as mulheres tomaram o rei". MICHELET, Jules. Histoire de La Révolution Française. Ed. Pléiade, I, página 254. “Não fiz a guerra como mulher, fiz a guerra como um bravo!”, declarou Marie-Henriette Xaintrailles em carta ao imperador Napoleão Bonaparte (1769-1821). Indignada por lhe recusarem pensão de ex-combatente do Exército ‘porque era mulher’, ela lembrou que, quando fez sete campanhas do Reno como ajudante de campo, o que importava era o cumprimento do dever, e não o sexo de quem o desempenhava.”(MORIN, Tania Machado. Revolução francesa e feminina. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 6, nº63. Dezembro de 2010. P.36 ). A revolução francesa foi um marco político e ideológico na história do ocidente. Inaugurou-se uma nova era quando os paradigmas do Antigo Regime foram quebrados. Inclusive, foi notável a participação feminina nos motins, nos salões revolucionários, no exército combatente e na fase mais radical do movimento.

1) Esta pauta perdurou após os atos revolucionários?

2) Escreva um pequeno texto retratando a participação das mulheres na Revolução Francesa destacando os direitos políticos por elas reivindicados. ​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

1 - Não, uma vez que a Revolução eclodiu e houve a formação de governos revolucionários as mulheres foram sumariamente excluídas, não tendo conseguido o direito ao voto e tendo havido até mesmo execução de líderes feministas, como Olympe de Gouges, durante a Fase do Terror.

2 - As mulheres participaram da Revolução Francesa tanto na difusão das ideias iluministas quanto na organização e participação nos atos de rua. Exigiam o direito ao voto, o fim da discriminação legal que existia contra o seu gênero (a violência doméstica, por exemplo, não era proibida por lei) e o fim dos preconceitos sociais misóginos.

Perguntas similares