• Matéria: Física
  • Autor: layraketlin123
  • Perguntado 3 anos atrás

Senhor P, do sexo masculino, negro, 62 anos, viúvo, depressivo, com renda de 1 (um) salário mínimo, portador de hipertensão arterial sistêmica e tabagista, fumando cerca de 5 maços por semana, procurou atendimento na unidade básica de saúde. Lá, o médico somente prescreveu os medicamentos e o mandou embora. Depois de uma semana, o Senhor P tentou autoextermínio e foi internado na ala psiquiátrica do Hospital X. Sabendo dos princípios doutrinários e organizativos do SUS e analisando a situação exposta, exponha quais princípios foram infringidos, justificando sua resposta.

Respostas

respondido por: Alexv11
1

No país todo, o SUS precisa ter um sistema doutrinário, esse que precisa ser seguida a risca para que o objetivo de atender toda a população seja cumprido plenamente, sendo assim, o médico somente prescreveu o medicamento e depois o mandou embora, e depois de uma semana, o Sr. P tentou se eliminar e foi internado na ala psiquiátrica do hospital X.

O SUS é um direito constitucional à saúde de todos os cidadãos. Os princípios doutrinários garantem a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças e enfermidades”.

Os princípios organizacionais estão, na verdade, relacionados à forma como o SUS é aplicado. Assim, a saúde é um direito de todos e uma obrigação do Estado, que é garantida por políticas econômicas e sociais para reduzir o risco de doenças e outras doenças, e ao mesmo tempo, universal e igualitária em todos os aspectos da vida. serviços para promover, proteger e restaurar a sua saúde.

Perguntas similares