Explorando ainda um pouco mais a metáfora do espelho, podemos especular sobre a razão para que o reflexo ou a cópia ser, no pensamento, “embaçada”, com “cores mais fracas” do que os materiais originais. Além disso, já na seção III do Ensaio sobre o entendimento humano, Hume passa a tratar das associações entre as ideias e falará de princípios de associação como princípios de funcionamento do próprio entendimento. Sobre as implicações destes desenvolvimentos para a Epistemologia e para a própria ideia de Ciência, assinale a alternativa evidentemente incorreta.
a. O ideal clássico de Ciência como conhecimento universal e necessário se fundava sobre a Metafísica e se estendia sobre toda a realidade. A ideia de necessidade precisa ser revista na medida em que o foco da atividade científica se desloca dos objetos externos para o interior do próprio pensamento e para os padrões de funcionamento do entendimento
b. A investigação científica que segue o caminho do empírico implica também no modo de conceber a própria atividade da mente nos
produtos por ela produzidos como
conhecimentos. Se a mente é passiva na
captação do “não sei o que” que nos afeta nas
experiências, já não podemos ser ingênuos
quanto à sua interferência nos seus produtos
c. O ceticismo da Ciência que vemos em Hume, que desloca o problema da causalidade e da
necessidade (e da liberdade) do campo da
metafísica para o interior do próprio campo da
atividade racional, estabelece um novo
fundamento para a ciência moderna, a saber, as
ciências morais, pois na medida em que os
sentimentos são postos como o maior grau de
certeza que as ciências podem alcançar, os
princípios de funcionamento da mente
assumem o carácter de universalidade que
faltava ao sujeito racional
d. Os três princípios de funcionamento do
entendimento para Hume são os princípios da
lógica, a saber: o princípio de contradição (ou
não-contradição), o da identidade e o do
terceiro excluído. Sendo assim, não há mudança
no caráter de universalidade ou de necessidade
da Ciência, ainda que o ponto de partida seja a
experiência
Respostas
Hume e as associações de ideias como princípios do entendimento e suas implicações para a Epistemologia e para a própria ideia de Ciência, a alternativa INCORRETA é:
d. Os três princípios de funcionamento do entendimento para Hume são os princípios da lógica, a saber: o princípio de contradição (ou não-contradição), o da identidade e o do terceiro excluído. Sendo assim, não há mudança no caráter de universalidade ou de necessidade da Ciência, ainda que o ponto de partida seja a experiência.
Hume e os princípios de associação de ideias
Para Hume, os três princípios que permitirão o entendimento e a consequente conexão de ideias são:
. o princípio de semelhança
. o princípio de contiguidade no tempo e no espaço
. o princípio de causa e efeito
É dessa relação de associação de ideias que em Hume, ocorre o funcionamento do pensar e da linhagem humana. São estes os princípios que permitem que as ideias entram na mente e concebem diferentes discursos, que podem ou não serem convincentes para a Ciência.
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