O Mercado Comum do Sul (Mercosul) surgiu a partir de um acordo firmado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 1991. O objetivo inicial do grupo seguia o pensamento de Raúl Prebisch de que a formação de blocos econômicos de integração regional ajudaria os países latino-americanos a superar o subdesenvolvimento. Contudo, a partir do grande êxito inicial do grupo, ao promover políticas econômicas bem aceitas pelos países participantes, o Mercosul diversificou seu campo de atuação e assumiu novos compromissos frente a problemas históricos da América Latina.
Considerando essa ampliação das perspectivas do Mercosul, inspiradas por anseios nacionais que emergiram com o término das ditaduras civis-militares da América do Sul, com qual(is) outro(s) tema(s) o bloco econômico passou a se ocupar?
A.
Cooperação e exercícios militares.
B.
Unificação das moedas nacionais.
C.
Formação de partidos supranacionais.
D.
Homogeneização das culturas.
E.
Democracia e direitos humanos.
Respostas
Resposta:
E - democracia e direitos humanos
Explicação:
No início da década de 1990, alguns países da América Latina tinham recentemente saído de longos períodos ditatoriais, em que a democracia e os direitos humanos haviam sido violados. Dessa maneira, com o objetivo de fortalecer esses valores, o Mercosul criou comissões e foros voltados para a valorização da cultura democrática e o respeito aos direitos humanos, entre outros temas. Contudo questões como unificação das moedas nacionais, formação de partidos políticos do bloco e padronização cultural não foram colocadas em discussão, pois o Mercosul, em seu espírito democrático, valoriza a diversidade, seja econômica ou cultural. Por dar valor à paz, o grupo não estimula a realização de exercícios miliares conjuntos.
Resposta:
Democracia e direitos humanos.
Explicação:
corrigido pelo ava.