resumo sobre os movimentos artísticos mais importantes do século XX.
resumo de no mínimo 30 linhas.
Respostas
O século XX foi marcado por mudanças históricas que afetaram diretamente o comportamento politico-social. Nessa época ficou clara a disparidade entre a alta burguesia e o proletariado, fortalecendo o capitalismo e fez surgir os primeiros movimentos sindicais sendo uma das inúmeras consequências do Pós Guerra.
Devido a todos esses sucedimentos históricos concernentes a esse período, sendo um período contraditório e complexo, é criada uma rica base para a criação de novos conceitos no campo das artes.
Sendo assim, nesse período surgiram movimentos e tendencias artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, etc. Que expressam, a perplexidade do homem contemporâneo.
O Expressionismo foi um movimento artístico-cultural que surgiu na Alemanha no início do seculo XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Ficou conhecido por ser a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.
O Fauvismo ou fovismo foi uma corrente artística francesa fundada no início do seculo XX. Havia a predominância do uso de cores fortes e vibrantes (roxo, verde, amarelo, azul e vermelho), utilizadas de modo arbitrário e sem correspondência com o real. Estas cores, sempre em seu estado puro, simplificavam as formas.
Cubismo foi um movimento artístico vanguardista de origem europeia surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Assim, o estilo cubista se opunha ao realismo das imagens que eram retratadas durante o Renascimento. O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso (1881 – 1973) e do francês Georges Braque (1882 – 1963).
O Futurismo é um movimento artístico-literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909. Os futuristas alardeiam a era moderna aderindo entusiasticamente à máquina. O futurismo é a concretização desta pesquisa no espaço bidimensional. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.