As inovações tecnológicas que formaram as bases da Revolução Industrial transformaram, de maneira inédita, a produtividade humana. O advento das máquinas promoveu um grande avanço nas técnicas industriais, criando a produção em massa de mercadorias e afetando não somente a esfera econômica, mas também a social. Para que a produção se tornasse cada vez maior e mais competitiva, grandes contingentes humanos foram necessários para o trabalho nas indústrias, que se tornavam cada vez mais poderosas e ricas. Considerando esse cenário histórico, onde a inovação tecnológica revolucionou não somente a economia, mas toda a sociedade, por que é possível afirmar que esse processo foi contraditório?
Respostas
Resposta:
- Porque transformaram, de maneira inedita
Explicação:
Resposta:
Por um lado, a humanidade atingia amplo desenvolvimento; por outro, as condições sociais de grande parte da população eram degradadas.
Explicação:
As inovações tecnológicas, como as máquinas de fiar ou o motor a vapor, incrementaram de maneira considerável a produção, fazendo a fortuna de grandes indústrias. Por outro lado, o exército de trabalhadores mobilizado para essa tarefa acabava exercendo jornadas extenuantes de trabalho e recebendo salários miseráveis. A Revolução Industrial impactou o mundo todo e não somente a Europa, influenciando o comércio e as relações sociais em âmbito mundial. Embora grande parte dos itens industriais, devido à produção em massa, fossem acessíveis ao grande público, outros produtos, como os carros, atingiam um público menor. A Revolução Industrial foi comparada por historiadores a grande saltos tecnológicos ocorridos na Pré-história e na Idade Média. Um aspecto importante da Revolução Industrial é que a questão ecológica não era levada em consideração pela maior parte dos industriais, que ainda não discutia a questão da sustentabilidade.