gunta 1 O em 0,4 pontos A partir das perspectivas freudianas, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade - V para VERDADEIRO, ou F para FALSO: 1 - Os homens, na medida em que buscam a felicidade entendida da forma a positiva, entendem perfeitamente que estão à procura de algo possível, pelo fato de toda a estruturação do aparelho psíquico estar voltada para atingir este fum. II - A felicidade, em Freud, é uma meta inatingível na vida do homem devido não só aos limites impostos pela cultura , mas, sobretudo, por àqueles estabelecidos por nossa própria constituição psíquica. 111 - "[...] Freud não tem uma concepção positiva do prazer, mas, no limite, uma totalmente negativa". Isto faz com que o homem não busque o prazer, mas sim a eliminação do desprazer. A eliminação do desprazer, certamente, causa um estado de bem estar.
Respostas
Resposta: F V V
Explicação: I - Os homens, na medida em que buscam a felicidade entendida da forma positiva, (NÃO) entendem perfeitamente que estão à procura de algo (IM)possível, pelo fato de toda a estruturação do aparelho psíquico estar voltada para atingir este fim. (Falsa)
II - A felicidade, em Freud, é uma meta inatingível na vida do homem devido não só aos limites impostos pela cultura , mas, sobretudo, por àqueles estabelecidos por nossa própria constituição psíquica. (Verdadeira)
III - “[...] Freud não tem uma concepção positiva do prazer, mas, no limite, uma totalmente negativa”. Isto faz com que o homem não busque o prazer, mas sim a eliminação do desprazer. A eliminação do desprazer, certamente, causa um estado de bem estar. (Verdadeira)
A sequência de respostas que mais se adequa ao pensamento de Freud é: V, F, F.
O que nos diz Freud: análise das questões
I. Verdadeiro. Na sociedade, o impulso pela felicidade é substituído pela exigência de normas e rompimento com a transgressão. Assim, esse molde humano faz com que o ser humano abdique dos seus prazeres em prol da regra.
II. Falso. Como a busca pela felicidade é adiada e trocada por uma falsa noção de esperança e otimismo, o ser humano se esquece do que consiste a felicidade e se pauta em uma visão turva do seu bem-estar.
III. Falso. Há variedade de técnicas para a busca da felicidade. Assim, a economia libidinal deve ser praticada efetivamente e não só ficar no campo psíquico.
Saiba mais sobre Freud em: brainly.com.br/tarefa/19627987