• Matéria: História
  • Autor: valeducador
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia as 10 Competências da Formação Básica da BNCC e realize as aproximações com as competências do Arco de Maguerez, nos Diários de Bordo, a seguir:


marcelo2016samuel: Leia as 10 Competências da Formação Básica da BNCC e realize as aproximações com as competências do Arco de Maguerez, nos Diários de Bordo, a seguir:

Respostas

respondido por: priscilasm2
12

Competências escolares :

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define 10 competências que precisam ser consideradas para a educação infantil até o ensino médio.

Estímulo ao conhecimento;

Pensar de forma crítica, criativa e científica;

Bagagem cultural;

Comunicação;

Conhecimento Digital;

Projeto de vida;

Desenvolvimento de argumentação;

Autoconhecimento e cuidado;

Espírito de empatia e cooperação;

Responsabilidade social e cidadania.

As competências do Arco de Magueres, por sua vez, é baseado em uma metodologia para resolução de problemas através de:

- Identificar um problema, através da observação da realidade

- Definir pontos chaves como materiais necessários, variáveis ligadas ao problema,

- Levantamento de teoria para identificar o motivo do problema,

- Hipóteses para resolver o problema,

- Aplicação à realidade.

Fazendo uma aproximação entre as competências, nota-se que aquelas definas pela BNCC são a base para desenvolvimento das competências do Arco de Magueres.

Para mais informações sobre a BNCC, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/17112870

Bons estudos!

Anexos:
respondido por: enany576
7

Resposta:

a) Observação da realidade:Na realidade escolar, o problema é dado pelo professor, decorrente de um tema de uma unidade curricular ou colocado pelos alunos. Trata-se de um problema, de um programa, de um curso, de uma escola, numa dada localidade, pelo que interessa conhecerem-se as possíveis influências destas variáveis, antes de se iniciar a procura da solução para o problema. A observação da realidade inicia-se por uma reflexão em conjunto do contexto em que o problema se insere, procurando analisar todos os elementos da situação:

- Localização geográfica (província, cidade, campo, orla marítima, montanha clima);

- Aspetos culturais (costumes, normas consuetudinárias, meios de informação, arquitetura, artesanato, música, danças);

- Economia (rendimento, comércio, agricultura, pecuária, indústria, pescas, minas, exportações, desenvolvimento económico);

- Demografia (população, nascimentos, trabalho, níveis académicos da população, emigração);

- Instituição (escola, fábrica, empresa)

b)Pontos-chave: Nesta etapa define-se o que é mais importante no assunto em estudo e as variáveis determinantes da situação. É o momento de síntese os aspetos que precisam ser conhecidos e melhor compreendidos. Qual o material que é necessário, que limites deverão ser respeitados, que cuidados se devem tomar, como evitar distorções da realidade, etc. A definição dos pontos-chave leva a discussões, que contribuem para reflexões sobre o tema em questão.

c)Teorização: Nesta etapa procede-se à análise teórica sobre aquele problema, naquele contexto, com aquelas implicações na vida real. É a aquisição de um suporte teórico-científico que faça a ponte entre o conhecimento empírico e a realidade. É o momento em que os sujeitos passam a perceber o problema e a indagar o porquê dos acontecimentos observados nas fases anteriores. Uma teorização bem desenvolvida leva o sujeito a compreender o problema, não somente nas suas manifestações baseadas nas experiências ou situações, mas também os princípios teóricos, científicos e técnicos que os explicam.

d) Hipóteses: Consiste na elaboração de alternativas viáveis para solucionar os problemas identificados, de modo crítico e criativo, a partir do confronto entre a teoria e a realidade. São elaboradas hipóteses de solução e, dentre elas, serão escolhidas aquelas que serão colocadas em prática na parcela da realidade da qual se extraiu o problema de estudo. Desse modo, todo o estudo ganha sentido, já que servirá de analisar qual a melhor hipótese de solução para o problema.

e) Aplicação à realidade: Nesta etapa, os alunos refletem sobre a aplicabilidade à realidade de cada uma das soluções encontradas, colocando de lado as menos propícias e escolhendo as melhores. Se necessário, podem mesmo efetuar algumas pequenas práticas experimentais até chegarem à solução que considerem como a melhor, que se aplica então na realidade concreta, para resolução do problema inicialmente colocado.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas similares