Identifique, de modo interdisciplinar, as áreas do conhecimento que estão presentes na História de uma Geleira do Prof. Jelson Roberto de Oliveiraue outros pensadores (encontre dois) na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas cultivaram essa perspectiva interdisciplinar em sua formação acadêmica? Faça um breve comentário acerca de seus estudos na área.
Respostas
Resposta:
Francisco Varela que era parceiro de Maturana. O termo interdisciplinaridade tem raiz na Grécia Antiga, quando se formulou a ideia do Uno e do Múltiplo (Minayo 2010). Mas só ganhou força na academia a partir da década de 1940.
Apesar de passadas mais de sete décadas, ainda não há consenso sobre a interdisciplinaridade. Opositores dizem que a interdisciplinaridade é “uma modinha”. Defensores, como Leis (2001) e Janeira (2006), dizem que “a interdisciplinaridade se apresenta como tema central do trabalho científico” e que o pensamento moderno “deve romper com o tradicional para não cair no risco de ser uma investigação decadente”.
Para Pombo (2007), interdisciplinaridade é “um conceito que invocamos sempre que nos confrontamos com os limites do nosso território de conhecimento, sempre que topamos com uma nova disciplina cujo lugar não está traçado no grande mapa dos saberes, sempre que nos defrontamos com um problema cujo princípio de solução sabemos exigir o consumo de múltiplas e diferentes perspectivas” (p. 6-7). Ela observa que, em contexto epistemológico, “a interdisciplinaridade tem a ver com as práticas de transferência de conhecimento entre disciplinas”.
Explicação: