Respostas
Resposta:
"As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos ambientais negativos etc."
Explicação:
A Revolução Industrial representou um marco na história da humanidade — transformando as relações sociais, as relações de trabalho, o sistema produtivo — e estabeleceu novos padrões de consumo e uso dos recursos naturais. As consequências foram muitas e estão relacionadas à cada fase vivida no processo evolutivo das tecnologias que proporcionou a industrialização dos países.
Durante a Primeira Revolução Industrial, o modo capitalista de produção reorganizou-se. As principais consequências desse período foram:
substituição do trabalho humano por máquinas, o que ampliou o êxodo rural e intensificou o crescimento urbano;
crescimento desenfreado das cidades, acarretando favelização, marginalização de pessoas, aumento da miséria, fome e violência;
aumento significativo de indústrias e, consequentemente, da produção;
organização da sociedade em dois grupos: a burguesia versus o proletariado.
Os avanços tecnológicos obtidos na Segunda Revolução Industrial fizeram com que a industrialização alcançasse outros países, especialmente os mais ricos. Esses, a fim de ampliarem seu mercado, deram início a uma expansão territorial também em busca de matéria-prima, o que ficou conhecido como imperialismo. As principais consequências desse período foram:
aumento da produção em massa e em curto espaço de tempo, aumentando também o comércio;
avanços nos setores de transporte e telecomunicações que ampliaram o mercado consumidor, bem como o escoamento dos bens produzidos;
surgimento das grandes cidades e, com elas, dos problemas de ordem social, como a superpopulação;
aumento de doenças;
desemprego e maior disponibilidade de mão de obra barata;
avanços no setor da saúde que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população.
A terceira fase da Revolução Industrial — que integrou a ciência, a tecnologia e a produção — transformou ainda mais a relação do homem com o meio. A apropriação dos recursos naturais era cada vez mais intensa, visto que, a cada dia, tornou-se mais necessário viabilizar as produções em massa.
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial foram:
muitos avanços no campo da medicina;
criação de robôs capazes de fazer trabalhos minuciosos e mais precisos;
técnicas na área da genética que melhoraram a qualidade de vida da população;
consolidou-se o capitalismo financeiro;
aumento do número de empresas multinacionais;
maior difusão de informações e notícias, integrando o mundo todo instantaneamente;
aumento dos impactos ambientais negativos e esgotamento de recursos naturais;
reocupação com o desenvolvimento econômico que explora os recursos naturais sem se preocupar com as gerações futuras, gerando a necessidade de buscar um modelo de desenvolvimento sustentável.
fonte: mundoeducacaouol