na virada do século XIX a Europa vivia intensamente o clima rompimento com todo seu passado cultural e artístico O clima era bastante tenso as vésperas da primeira guerra mundial (1914) (1918) por essa razão a tensão emocional dos artistas falava alto é determinava o tipo de criação artística e literária eles viviam intensamente a glorificação do mundo moderno é a cada estilo é temática de cada pintura ou escultura antiacademia no Brasil em 1922 a semana de arte moderna marcou para sempre a arte é a cultura de nossos pais
Respostas
As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. O futurismo, na Itália; o expressionismo, na Alemanha; o cubismo de Picasso ou o dadaísmo na Suíça... Esses movimentos, e outros que os seguiram, influenciaram bastante os intelectuais brasileiros, principalmente aqueles que mantinham contato direto com essas vanguardas, quando viajavam para a Europa.
Na virada do século 19 para o 20, a Europa vivia intensamente o clima de rompimento com todo o passado artístico e cultural. O clima político era tenso às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e com a Revolução Russa, em 1917.
Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária. Eles viviam intensamente a glorificação do mundo moderno e a criação, totalmente livre, de cada modo de expressão, de cada estilo e temática, de cada pintura ou escultura antiacadêmica.
Espero ter ajudado!