• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ivanivalentim72
  • Perguntado 3 anos atrás

Revela um período em que a educação era principalmente de cunho religioso, que tinha como objetivo o trabalho de transcender o homem para ser o melhor de si". A afirmativa acima refere-se à tendência:

Respostas

respondido por: jaquersantana
4

A afirmativa apresentada refere-se à tendência da Pedagogia Tradicional.

Sobre a "Pedagogia Tradicional"

Como colocado na descrição apresentada, a "Pedagogia Tradicional" caracterizava-se por ser predominantemente de cunho religioso, com o ideal de transcendência do indivíduo.

Nessa perspectiva pedagógica havia foco na sobreposição da teoria em relação à prática, proporcionando, desse modo, ao professor uma posição de centralidade no processo de ensino.

O professor era, na "Pedagogia Tradicional", considerado como o verdadeiro “detentor do saber”, e comandava a sala de aula, utilizando-se de metodologia meramente expositiva com um conteúdo de natureza enciclopédica, pouco preocupado com a realidade dos alunos.

Esse tipo de abordagem distanciava os alunos do processo de aprendizagem, resultando ainda em uma educação pouco reflexiva e frágil sob perspectiva crítica. Afinal, o aluno era considerado tão somente uma espécie de "depósito de informações".

Conheça aqui outras características da Pedagogia Tradicional: https://brainly.com.br/tarefa/25217652

Bons estudos!

Anexos:
respondido por: LAUDISMARA
0

Resposta:

Pedagogia Tradicional

Explicação:

A Pedagogia Tradicional revela um período em que a educação era principalmente de cunho religioso, que tinha como objetivo o trabalho de transcender o homem para ser o melhor de si. Sua ênfase de ensino era de sobrepor a teoria à prática, o que colocava o professor como centro do ensino, “detentor do saber” e onde o foco era a exposição mecânica do conteúdo, considerado por vezes enciclopédico. Além do mais, os conteúdos eram separados das experiências do cotidiano dos alunos e não estavam de acordo com as realidades sociais, e o conhecimento era apenas uma forma de doutrinação.

Perguntas similares