• Matéria: História
  • Autor: nobrevitoria965
  • Perguntado 3 anos atrás

Jean-Baptiste Debret foi um artista francês que viveu no Brasil entre 1816 e 1831. Durante esse período, ele elaborou diversas represen- tações da natureza e da sociedade brasileira. A aquarela Cajá pode ser considerada um exemplo de fonte histórica?​

Respostas

respondido por: gustavo964924
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O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia. Assim como os outros artistas que aportaram, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação bastante rica da vida nos trópicos, no século XIX. Nesse sentido, pode-se falar de um “Brasil segundo Debret”, ou seja, um Brasil interpretado por Debret em suas telas.

Debret e seus conterrâneos que vieram para o Brasil faziam parte do Neoclassicismo francês, um movimento artístico que entrou em franco declínio após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Com a oportunidade de partir em direção ao Brasil, Debret viu também um horizonte de possibilidades para as suas habilidades artísticas e intelectuais. Sua estadia nos trópicos foi tão profícua que resultou, anos mais tarde, no livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, publicado em Paris, no ano de 1831.

Espero ter ajudado.

nobrevitoria965: Obrigada
respondido por: erickm5
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Sim, a aquarela "Cajá" do artista francês Jean-Baptiste Debret pode ser considerada um exemplo de fonte histórica primária.

Contextualizando obras de arte como fontes históricas

O estudo da história não abrange somente artefatos arqueológicos e documentos oficiais.

Obras de arte como o "Cajá" de Debret são consideradas fontes históricas primárias por conterem um registro feito em primeira mão, por uma testemunha, sobre um objeto, evento ou ideia.

No caso de "Cajá", a obra de Debret é passível de ser estudada como uma fonte histórica primária por ser o registro mais próximo que se tem a respeito de um determinado fruto no Brasil do século XIX.

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