Na imagem a seguir há um gráfico que representa a variação dos pontos de ebulição de compostos hidrogenados dos grupos 14, 15, 16 e 17 da Tabela Periódica. Em geral, à medida em que se desce nos períodos, o ponto de ebulição aumenta. No entanto, isso não ocorre para as moléculas NH3, H2O e HF.
Seu desafio é explicar por que estas moléculas apresentam essa anomalia.
Respostas
Resposta:
Interação do tipo ligação de hidrogênio
Explicação:
Observe que o Nitrogênio (N) o Oxigênio (O) e o Flúor (F) estão ligados a um hidrogênio (H). Estas moléculas FON ao ligarem ao hidrogênio formam uma interação intermolecular muito forte. Desta forma é necessário uma maior energia para rompê-las. Maior energia significa um maior ponto de ebulição.
Espero ter ajudado.
Padrão de resposta esperado.
Em geral, quando se desce nos períodos, aumenta-se a massa molecular dos compostos e consequentemente aumenta-se o ponto de ebulição. As moléculas hidrogenadas dos grupos 15, 16 e 17 apresentam interações moleculares do tipo dipolo-dipolo. No entanto, devido a alta eletronegatividade dos elementos N, O e F, as moléculas NH3, H2O e HF apresentam um tipo especial de interação dipolo-dipolo, que é a ligação de hidrogênio. Como a ligação de hidrogênio é uma interação molecular mais forte que as interções dipolo-dipolo comuns, o pontos de ebulição da amônia, da água e do ácido fluorídrico apresentam "anomalias", pois são mais altos do que se esperaria se as interações nesses compostos fossem dipolo-dipolo comuns.